Evitar entrar no “território” das emoções negativas que todos nós sentimos é um dos caminhos para termos uma vida mais saudável. Essa foi uma das lições que o professor e especialista em Filosofias e Psicologias Orientais, Luiz Andreola, deixou na tarde desta terça-feira, dia 28, durante sua palestra sobre saúde mental, emocional e espiritual, realizada na sede da AAPOPECS.
Para elevar nossos pensamentos para emoções positivas é preciso compreendermos que o corpo, a mente, as emoções, a inteligência e os relacionamentos podem ser os melhores ou os piores amigos da nossa saúde e da felicidade. “A saúde e a felicidade humana só podem ser alcançadas por quem aprende a administrar de forma conjunta tudo isso”, afirmou Andreola.
De acordo com Andreola, o desenvolvimento humano, que é lento e gradual, pode ser acelerado pelo esforço pessoal de cada um. Ele acrescentou que o pensamento oriental transita com maestria pelas questões fundamentais que norteiam tanto a vida como a morte, ensinando técnicas para manifestarmos bons pensamentos e atitudes partindo do nosso próprio coração. “A saúde e a felicidade humana só podem ser alcançadas por quem aprende a administrar de forma conjunta tudo isso”, acrescenta.
Dicas para assumir o controle da mente e das emoções:
- Ter consciência da respiração e do ritmo do coração;
- Viver uma vida simples com pensamentos positivos;
- Alimentar a mente com ideias “limpas” durante as 24 horas por dia;
- Concentrar-se para que a energia mental se torne um raio laser de potência, inteligência e sabedoria;
- Treinar o autocontrole sobre as situações do dia a dia para fugir do nervosismo, do estresse, do medo e da raiva.
Dicas para alcançar a harmonia e a felicidade nos relacionamentos:
- Manter a calma, falar com cordialidade, até mesmo com pessoas que nos incomodam;
- Limpar o coração para livrar-se do peso do remorso, rancor, mágoa, culpa;
- Compreender as situações difíceis para viver melhor no ambiente e convívio pessoal, profissional, comunitário e social.