Warning: strpos(): Empty needle in /home/aapopecs/www/2021/wp-content/plugins/shortpixel-image-optimiser/class/Model/EnvironmentModel.php on line 406
Histórico – AAPOPECS
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul
aapopecs-logo-2023
(54) 3221-7164

aapopecs@aapopecs.com.br

Segunda a Sexta

Das 8h às 11h30 / 13h30 às 17h30

Av. Júlio de Castilhos

1401- Sala 201

aapopecs

Nossa história

      A história da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul (AAPOPECS) começou em 1959, quando Osorina Belíssimo, ex-funcionária da Metalúrgica Abramo Eberle S/A procurou seus benefícios junto à Previdência Social para tratar de um problema de saúde. O fato é curioso, pois ela veio a falecer e, em seu próprio velório, recebeu uma correspondência da previdência dizendo que ela se encontrava apta ao trabalho, causando muita indignação e revolta entre seus familiares e amigos. O questionamento sobre quem a defendia no município fez surgir a ideia de criar uma entidade, sendo a primeira associação de aposentados e pensionistas do Brasil.

      À época, o advogado Percy Vargas de Abreu e Lima era um defensor da classe de pensionistas e aposentados e tomou a iniciativa de reunir esses trabalhadores. Assim, no dia 21 de setembro de 1959, conforme a primeira ata, foi fundada a Associação dos Inativos, Encostados, Aposentados e Pensionistas do Instituto de Previdência Social, em uma minúscula sala cedida junto aos Sindicatos Reunidos.  Em 1967, com a mudança na sigla da previdência, passou a ser Associação dos Aposentados e Pensionistas do INPS do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 1996, é Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul.

aapopecs-sede

      Em 1999, a presidência da AAPOPECS se uniu para comprar uma sala comercial no Centro Profissional Dona Adelaide, na Av. Júlio de Castilhos, permanecendo neste local até 2004, quando em um esforço da diretoria com a colaboração de um grupo de 12 associados, foi possível adquirir uma nova sala comercial, mais ampla, onde a sede se encontra hoje, no 2º andar do clássico Ed. Brazex, no centro da cidade. É preciso reconhecer o esforço e a boa vontade de todos os diretores que nos antecederam e formaram este patrimônio, e é justo lembrar, também, dos sindicatos que representam os trabalhadores de indústrias de Caxias do Sul, em especial o dos Metalúrgicos, o da Alimentação e o da Construção e Mobiliário. Essas entidades abriram suas portas para a nossa associação e, até hoje, continuam nos apoiando sempre que necessário.

      Assim, vamos construindo nossa história, marcada pela posição de vanguarda de aposentados caxienses em defesa de toda a categoria. A constituição de 1988, chamada de “Constituição Cidadã”, desvinculou os reajustes das aposentadorias e do salário mínimo. Em julho de 1991, foi criada a primeira lei da Previdência Social.  Contudo, até hoje não houve reajuste próximo aos da ativa. Em razão disso, a AAPOPECS, junto à Confederação Brasileira de Aposentados Pensionistas e Idosos (COBAP) e à Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul (FETAPERGS) permanece na luta por um reajuste igual para todos os aposentados e pensionistas, pois a defasagem já passa dos 90% e o número de aposentados chegando ao salário mínimo é assustador e inacreditável.

      Há mais de 60 anos, o caso da funcionária da Maesa sensibilizou e mobilizou um grupo de pessoas a lutar pela categoria em Caxias do Sul. Infelizmente, ela não teve o atendimento necessário para recuperar sua saúde, tornando-se um símbolo da origem da nossa trajetória e sempre será lembrada por todos nós. Atualmente, a AAPOPECS tem 2.000 associados, oferecendo uma série de benefícios, como convênios com 23 clínicas (médicas e de diagnóstico por imagem), ópticas, laboratórios de análises clínicas, farmácias de manipulação, academias de hidroginástica e 60 profissionais da área da Saúde. Eles, sem dúvida, contribuem para aumentar a qualidade de vida dos idosos que não têm condições financeiras de contratar planos de saúde. Também temos convênio com o Grupo Formolo e plano de assistência funerária opcional a todos os associados. Dispomos, ainda, de parceria com a Emercor, com planos diferenciados, além de assistência jurídica e confecção de carteirinhas de viagens intermunicipais para idosos a partir de 65 anos.

MISSÃO

Trabalhar com ética e transparência na busca
de inovações e direitos para os aposentados e pensionistas de Caxias do Sul.

VISÃO

Tornar-se a referência em representatividade
com credibilidade e confiança na luta
pelos direitos de nossos associados.

Falar com AAPOPECS
1
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?