O Governo Federal está estudando a possibilidade de antecipar o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS para os meses de abril e maio. A sugestão foi enviada pelo Ministério da Previdência à Fazenda, após a aprovação do Orçamento 2025, segundo informado por técnicos do governo ao jornal O Globo.
A medida de antecipar o pagamento do benefício já foi adotada no ano passado, e não é considerada como algo que traga impacto fiscal. Isso porque o gasto já era previsto, haveria apenas uma alteração no fluxo de pagamentos. Tradicionalmente, o 13º a aposentados e pensionistas é pago no segundo semestre do ano, em agosto e novembro, um pouco antes do previsto aos trabalhadores na ativa.
A estimativa é que a antecipação do benefício acabe por injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia, pagos a 35 milhões de pessoas. Têm direito ao 13º aqueles que receberam, durante o ano de 2024, aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão através da Previdência Social.