A internet trouxe grandes avanços na comunicação, transformando nossa forma de se relacionar com as pessoas e com o que acontece no mundo e facilitando o acesso às informações. Ao mesmo tempo, abriu as portas digitais a todo tipo de publicação. Se já é complicado, em muitos casos, para os mais jovens (que nasceram neste ambiente virtual e estão mais próximos da linguagem da internet), identificarem se uma notícia é ou não verdadeira, imagine para as pessoas mais velhas, que tiveram de aprender a usar dispositivos eletrônicos e se adaptar aos novos meios de difusão de informações.
Há estudos que apontam que usuários de redes sociais que estão na faixa-etária acima dos 65 anos, compartilham sete vezes mais informações de portais de notícias falsas (as chamadas fake news) do que grupos que se encontram na idade entre 18 e 29 anos. Mas, até que ponto um boato espalhado nas redes sociais tem credibilidade de ser compartilhado?
Divulgar fake news é compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados ou, ainda, publicações de conteúdo duvidoso. Um simples clique, seja no computador ou no celular por meio de aplicativos como WhatsApp, tende a gerar transtornos e insegurança em relação às informações que são, de fato, verdadeiras e de interesse público.
Em algumas situações, as fake news são difíceis de serem verificadas. E tudo começa pelo que chama atenção, desde sempre, de qualquer leitor: o título e a imagem. Uma foto e uma chamada sensacionalistas podem gerar tanto impacto em que as vê que acabam “viralizando”, ou seja, são tão compartilhadas que geram uma grande confusão.
EVITE COMPARTILHAR FAKE NEWS
- Se tem dúvida sobre a veracidade de uma notícia, não compartilhe.
- Leia a notícia completa, não apenas o título ou uma frase solta que chame atenção.
- Tenha cuidado com conteúdos de expressões alarmistas: Atenção! Alerta! Cuidado!
- Observe se há data, local e pessoas envolvidas no decorrer do texto.
- Verifique se há muitos erros ortográficos.
- Pesquise no Google notícias similares em sites jornalísticos considerados sérios, ou pergunte a alguém próximo se viu determinada notícia.
- Desconfie se no final da informação há algum pedido de compartilhamento.