Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul
(54) 3221-7164

aapopecs@aapopecs.com.br

Segunda a Sexta

Das 8h às 11h30 / 13h30 às 17h30

Av. Júlio de Castilhos

1401- Sala 201

Outras notícias

CICLO DE PALESTRAS AAPOPECS

No último dia 16 de julho, associados da AAPOPECS participaram da palestra “Quem cuida de quem? A relação entre pais e filhos adultos”, ministrada pela

Ler mais...

COMO ESTIMULAR A MEMÓRIA?

Existem várias causas que levam à perda de memória, desde patologias até o processo natural de envelhecimento. Assim como o nosso corpo, a nossa mente também precisa se manter ativa para estar saudável. Com o passar dos anos, é comum sofrer com a perda de memória, principalmente os idosos. Mas, como estimulá-la? A resposta é simples: exercite-a! Da mesma forma que praticamos atividades físicas para nos sentirmos melhor, o campo mental também precisa se exercitar para manter a força.

Separamos cinco dicas para você treinar sua memória, dia após dia.

  1. JOGOS: uma das melhores maneiras de treinar a memória e manter o cérebro em forma é a partir dos jogos cognitivos. Quebra-cabeças, palavras cruzadas, jogo da memória ou, até mesmo, o xadrez são ótimas opções. Além de exercitar a mente, são uma boa oportunidade para reunir a família e os amigos, criando momentos agradáveis, essenciais para que o idoso se sinta acolhido.
  2. LEITURAS: ler é um hábito muitas vezes deixado de lado, mas a leitura pode exercer papel fundamental no estímulo da memória em idosos. É uma atividade que requer foco total do idoso, já que ele precisa processar as informações para compreender o contexto. Isso ajuda a trabalhar a memória de curto e longo prazo, além de estimular a retenção de novos dados. A leitura também traz novos aprendizados, enriquecendo a cultura e o vocabulário.
  3. DESAFIOS: o estímulo à memória deve ser constante. Ou seja, é importante exercitá-la através de atividades diárias, simples, da rotina de cada um. Colocar pequenos desafios com esse objetivo pode ser saudável e divertido. Exemplo: memorizar a lista do supermercado; contar um novo aprendizado do dia; fazer as tarefas com a mão contrária ao qual está acostumado, ou compartilhar algum conhecimento com a família.
  4. ATIVIDADES FORA DE CASA: fazer atividades fora de casa pode trazer inúmeros benefícios para o idoso, desde físicos, até mentais e sociais. Entrar para a turma de hidroginástica, por exemplo, é uma boa forma de cuidar do corpo, fazer novas amizades e relaxar. Outros passatempos com foco na memória podem entrar para a lista, como aulas de música, pintura, dança, além de exercícios físicos ao ar livre, quando o clima permitir.
  5. CUIDE DA ALIMENTAÇÃO: a alimentação tem reflexo direto na saúde do corpo e da mente, razão pela qual é preciso dedicar uma atenção especial à dieta do idoso. Dar preferência para alimentos naturais, diminuir o sal e o açúcar são hábitos importantes. Assim como existem alimentos para aumentar a imunidade em pessoas mais velhas, também existem aqueles que podem contribuir para a saúde da memória. Brócolis, espinafre, peixe e castanha são alguns exemplos. Procure acrescentá-los às refeições e sempre invista em frutas, verduras e vegetais, além de temperos naturais para garantir bons hábitos alimentares na terceira idade. 

Fonte da Notícia | Clínica Portal

Falar com AAPOPECS
1
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?