Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul
(54) 3221-7164

aapopecs@aapopecs.com.br

Segunda a Sexta - Atendimento ao Público

Das 8h às 11h30 / 13h20 às 17h

Av. Júlio de Castilhos

1401- Sala 201

Outras notícias

AAPOPECS COMPLETA 66 ANOS

Nesta semana, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul (AAPOPECS) celebra um marco especial: seus 66 anos de história, reafirmando o compromisso

Ler mais...

AAPOPECS ALERTA PARA DESCONTOS INDEVIDOS NOS BENEFÍCIOS DO INSS

A advogada Poliana Lovatto, assessora jurídica da AAPOPECS (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul e Região), participou da sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira (29) para falar sobre os descontos indevidos de sindicatos e associações nos benefícios de aposentados e pensionistas. Durante sua fala, Poliana alertou a população sobre a importância de conferir regularmente os extratos de pagamento do INSS, uma vez que, em muitos casos, entidades e serviços são descontados sem a autorização dos beneficiários, como ficou comprovado na Operação Sem Desconto, deflagrada na última semana pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF). Segundo ela, esse é um problema antigo, que a AAPOPECS acompanha há anos, e que infelizmente vem se agravando.

Há 65 anos, a AAPOPECS se destaca por sua postura transparente. Diferente de muitas instituições, não realiza descontos diretos no contracheque dos associados. O sistema de pagamento é feito de forma presencial, o que reforça a segurança e a confiança dos aposentados na associação — que, inclusive, é a primeira do Brasil fundada para defender aposentados e pensionistas. A participação de Poliana na Câmara reforça o compromisso da entidade caxiense em denunciar irregularidades, orientar beneficiários do INSS e proteger os direitos daqueles que já contribuíram tanto para o país.

A advogada aproveitou o espaço para reforçar que também são recorrentes os casos de descontos de parcelas de empréstimos consignados contratados sem o pleno consentimento do beneficiário. Esses descontos não solicitados comprometem uma renda que já é, na maioria dos casos, bastante limitada. Muitos aposentados percebem o problema quando já estão endividados, enfrentando contratos com juros abusivos e prazos longos, que minam sua qualidade de vida.