Em dezembro de 2021, o Grupo L.Formolo, fundado em Caxias do Sul, completou 50 anos de atuação no mercado de atendimento funerário e está entre os líderes do ramo no Rio Grande do Sul, trabalhando com serviços funerários e de cremação, planos de assistência familiar e gestão cemiterial. Desde 2001, a AAPOPECS mantém convênio com o grupo, oferecendo um plano funerário (opcional) aos seus associados, justamente para que as pessoas possam enfrentar momentos difíceis de perdas de entes queridos com mais segurança, tranquilidade e economia. Acompanhe a entrevista que fizemos com o diretor comercial da empresa, Mateus Formolo.
O QUE É UM PLANO DE ASSISTÊNCIA FUNERÁRIA?
Um plano funerário é uma contratação em vida de todas as soluções necessárias para o momento em que acontecer o falecimento de uma pessoa.
COMO FUNCIONA O PLANO FUNERÁRIO PARA ASSOCIADOS DA AAPOPECS?
O associado declara na AAPOPECS a sua vontade de ter o plano funerário e realiza o pagamento de uma taxa mensal extra junto à entidade. Por manter contrato com o grupo, a associação nos repassa os valores dos associados que aderem ao plano e, portanto, têm direito aos serviços funerários.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA OS ASSOCIADOS?
O plano da AAPOPECS em parceria com o Grupo L.Formolo contempla funeral completo, exceto a contratação de serviços de terceiros como flores, rádios e divulgações em jornais, por exemplo. A AAPOPECS conta com uma modalidade de plano funerário que tem carência de um ano para associados que ainda não completaram 65 anos, e carência de dois anos para associados com idade superior a 65 anos. Porém, o convênio não prevê limite de idade para a contratação e isso facilita para que todos tenham acesso.
OS PLANOS SÃO EXTENSIVOS, NECESSARIAMENTE, AOS FAMILIARES OU A PESSOA PODE FAZER PLANO INDIVIDUAL?
Os planos são individuais para associados da AAPOPECS, porém, o associado pode colocar quantos dependentes quiser, pagando individualmente para estes. Pelo menos uma pessoa, associada à entidade, deve ser o titular.
QUAIS SERVIÇOS O PLANO INCLUI?
O plano funeral inclui uma urna funerária Ref. 04 com alças metálicas e visor e uma urna Ref. 20 caso a opção seja pela cremação. Além da urna funerária, estão inclusos serviços de transporte dentro do município, preparação do corpo (exceto procedimentos de aspiração e/ou tanatopraxia), carro fúnebre, organização do funeral e uma sala para a realização do velório. A sala, nas Capelas São Francisco, é climatizada e com serviço de chá e café.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM PLANO FUNERÁRIO?
É muito importante, pois no momento do óbito as famílias, além de estarem vulneráveis, podem ter passado por situações de altos investimentos financeiros em busca da saúde da pessoa falecida. O plano funerário gera uma economia muito grande, tendo em vista que os associados da AAPOPECS e seus dependentes podem formalizar a adesão pagando uma taxa mensal. Atualmente, o valor da contratação de serviços funerários ultrapassaria o investimento de R$ 5.500. Ou seja, ao aderir ao plano através da associação, a família sempre ficará mais segura e tranquila. É uma prevenção que pode ser feita com baixos desembolsos mensais.