Warning: strpos(): Empty needle in /home/aapopecs/www/2021/wp-content/plugins/shortpixel-image-optimiser/class/Model/EnvironmentModel.php on line 406
CAMINHOS PARA SE VIVER BEM NA APOSENTADORIA – AAPOPECS
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul
aapopecs-logo-2023
(54) 3221-7164

aapopecs@aapopecs.com.br

Segunda a Sexta

Das 8h às 11h30 / 13h30 às 17h30

Av. Júlio de Castilhos

1401- Sala 201

Outras notícias

CICLO DE PALESTRAS AAPOPECS

Neste mês de abril, daremos sequência ao ciclo de palestras na AAPOPECS com a psicóloga e orientadora para aposentadoria Francine Xavier Margarin. Ela falará sobre

Ler mais...

CAMINHOS PARA SE VIVER BEM NA APOSENTADORIA

Acompanhe seis caminhos para se viver bem na aposentadoria, apontados pela psicóloga e orientadora para aposentadoria Francine Xavier Margarin que, gentilmente, contribuiu com este rico conteúdo.

1. (Re)encontre o sentido da vida

Buscar significado e propósito é essencial. A aposentadoria não representa o fim da vida, mas sim o início de uma jornada para encontrar novas formas de realização e contribuição para a sociedade. Mas como encontrar esse sentido? Não existe uma resposta simples e direta para essa pergunta. Talvez o primeiro passo para iniciar essa busca seja questionar a si mesmo, o mundo, as coisas e tudo ao seu redor. Cada pessoa tem uma jornada única nesse caminho, e é na diversidade de experiências e descobertas que reside a riqueza da busca pelo sentido da vida na aposentadoria.

2. Invista em sua saúde física

Você já deve estar cansado de ouvir do seu médico, da sua família, na televisão, na internet que cuidar da saúde física é essencial para uma aposentadoria com qualidade de vida. Mesmo estando cansado de ouvir, essa é uma realidade. Se alimentar bem e fazer exercícios físicos regulares podem prevenir o agravamento de inúmeras doenças e ajudar a se manter mais ativo para viver essa fase da vida. Afinal, ao cuidar do seu corpo você estará investindo em uma aposentadoria repleta de vitalidade e bem-estar.

3. (Re)descubra o lazer

A maioria das pessoas deseja realizar atividades que proporcionem alegria e satisfação. Mas como descobrir quais são essas atividades? Se experimentando! Sim, experimente (re)aprender a se divertir, a vivenciar atividades em diferentes contextos e a desfrutar do prazer nas ações realizadas. Investir em atividades diversas é crucial para uma aposentadoria plena. Seja praticando atividades físicas, explorando novos lazeres, participando de clubes de livros ou realizando trabalhos voluntários. O mais importante é se manter ativo e envolvido em diferentes áreas da vida, pois é nessa diversidade que se encontra a vitalidade da sua jornada na aposentadoria.

4. Fortaleça os laços sociais

Manter-se conectado com amigos, familiares e comunidade é fundamental para o bem-estar na aposentadoria. Participar de atividades sociais e cultivar novas amizades ajuda a combater a solidão e fortalece os laços afetivos. Engajar-se em grupos de interesse, participar de eventos sociais e reunir- se com familiares são algumas maneiras práticas de promover a conexão social e desfrutar de uma vida após a aposentadoria mais plena e significativa.

5. Dedique-se a momentos de espiritualidade

Para muitos, práticas espirituais e religiosas são fontes de conforto e orientação. Investir em práticas espirituais, como meditação, oração ou participação em comunidades religiosas, pode fortalecer a resiliência emocional e promover uma sensação de paz interior durante a aposentadoria.

6. Cuide da sua saúde mental

Priorizar o cuidado psicológico é essencial durante a aposentadoria. Esta fase pode trazer desafios emocionais significativos, como lidar com mudanças na rotina, ajustar-se a novas identidades e papéis, além de lidar com as próprias angústias e sofrimentos. Ter um espaço de escuta seguro para expressar esses sentimentos é fundamental para o bem-estar emocional. A psicoterapia pode ajudar a fortalecer a saúde mental e a lidar melhor com as adversidades vivenciadas na aposentadoria. E, sim, você merece ser olhado com carinho e atenção, principalmente, nesta fase da vida.

Na aposentadoria, cada pessoa tem a oportunidade de se (re)descobrir e se reinventar. É um momento para explorar novas possibilidades, cultivar relacionamentos significativos e encontrar alegria em cada dia. Portanto, aproveite essa fase da vida para viver com plenitude e satisfação. Seja você também um protagonista da sua própria história na aposentadoria! Afinal, a aposentadoria não é o fim, mas sim o início de uma nova e emocionante jornada.

Francine Xavier Margarin

Psicóloga e Orientadora para Aposentadoria (CRP 07/33974)

Fone/WhatsApp: 54 99908.1773

E-mail: francinexavier.psicologa@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/franxavier.psicologa/

Instagram: https://www.instagram.com/francinexavier.psicologa/

Linkedin: http://linkedin.com/in/francinexavierpsicologa

Falar com AAPOPECS
1
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?